5ª Tiragem – Episódio de Listas – Literatura Científica

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 0 Email -- Filament.io 1 Flares ×

original_174992_gcTMxJ_3JBk4mWm_8GQgQXLyh

Podcasters:  Cleidson AlvesValesi o host do episódio, Mateus Ferreira, Rubens Netto do Boletim do Paddock e Will Mesquita, do Papaya Orange.

Escreva para nós: contato@edicaorapida.com.br 

Nossas Redes Sociais: Twitter Facebook Skoob YouTube

Troféu Prefácio:

O nosso Troféu Prefácio vai para Cristiano Seixas

estante-de-livros-e-descanso

 

LIVROS DOS DIA:

 

Quais livros que cada um de nós leu?

 

 

 

  • Rubens:
    • O Universo Numa Casca de Noz – Stephen Hawking, Editora Nova Fronteira, 01ª Edição, 2009, Tradução: Mônica Gagliotti Fortunato Friança, Consultoria: Amâncio Friança, Astrofísico, professor livre-docente do IAG-USP, 216 Páginas;
    • Pura Picaretagem – Daniel Bezerra e Carlos Orsi, Editora Leya, 01ª Edição, 2013, 176 páginas;

 

  • Valesi:
    • Breve História de Quase Tudo – Bill Bryson, Companhia das Letras, 1ª Edição, 2005, Tradução de Ivo Korytowski, 544 páginas;
    • O Século dos Cirurgiões – Jürgen Thorwald, Coleção Hemus, Editora Leopardo, 1ª Edição, 2010, Tradução de Marina Guaspari, 360 páginas;

 

  • Will:
    • Biologia, ciência única – Ernst Mayr. Prefácio de Dráuzio Varella, tradução de Marcelo Leite. 266p. 2ª reimpressão. 2005. Publicado originalmente pela Cambridge University Press em 2004 (What makes biology unique? Considerations on the autonomy of a scientific discipline).

 

Por quê escolhemos este livro?

Ouçam!!!!

 

spoiler-alerta

Ou Sinopses “Alert!”[1]

 

Cleidson:

IMG_0343A Dupla Hélice – como Descobria Estrutura do DNA, ao identificarem em 1953 a estrutura do DNA, a molécula da vida, Francis Crick e James D. Watson revolucionaram a bioquímica e mudaram para sempre os rumos da ciência. Considerada o avanço científico mais importante do século XX, ou ‘o acontecimento mais célebre da biologia desde o livro de Darwin’, a descoberta rendeu aos cientistas o Prêmio Nobel. Ao escrever sua versão dos acontecimentos mais de uma década depois, Watson fez questão de ser fiel ao modo como viveu as coisas na época. ‘A dupla hélice’ é a visão de um jovem cientista de apenas 24 anos, cheio de aspirações e vontade de deixar sua marca no mundo, e é isso o que faz do livro um relato absolutamente pessoal. Watson relembra a busca incrível pela identificação da estrutura básica que constrói a vida, numa corrida emocionante contra outros pesquisadores de renome mundial para solucionar um dos maiores mistérios da ciência. Um cientista nunca foi tão verdadeiro ao retratar a essência e o sabor do seu trabalho, oferecendo um quadro sem retoques de um mundo de cientistas brilhantes com grandes dons, ambições humanas e rivalidades ácidas.

IMG_0344O Imperador de Todos Os Males – Uma Biografia do Câncer, oncologista que se depara diariamente com o drama de seus pacientes, Siddhartha Mukherjee pretende traçar em ‘O imperador de todos os males’ uma ‘biografia’ humana do câncer. Ele narra as etapas do processo cheio de idas e vindas da pesquisa da doença, as promessas de vitórias e as recaídas, as radicalizações temerárias de tratamentos como a mastectomia e a quimioterapia, e a importância tardia dada à prevenção, que levou a avanços como o exame de Papanicolau e o combate ao fumo. O autor busca usar uma linguagem acessível, com o intuito de revelar os resultados da pesquisa genética, que desvendam o mecanismo íntimo da doença e vão sendo paulatinamente incorporados ao tratamento.

 

Mateus:

Extraterrestres Onde eles estão e como a ciência tenta encontra-losExtraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontra-los, nossa galáxia tem pelo menos 100 bilhões de estrelas (embora há quem diga que ela tem até quatro vezes mais que isso). Entre elas, são pelo menos 20 bilhões de astros parecidos com o Sol. Se 22% deles têm um mundo potencialmente habitável, do tipo terrestre, estamos falando de 4,4 bilhões de planetas aptos ao surgimento da vida. Isso só na nossa galáxia. Agora considere a probabilidade de você acertar os números da Mega Sena. Apostando em seis dezenas, a chance de acertar tudo é de uma em 50 milhões. Agora imagine que a chance de um planeta habitável de fato desenvolver vida seja igualmente improvável. Ainda assim, teríamos 23 mundos habitados, só na Via Láctea. Se extrapolarmos para o total de galáxias existentes no Universo observável – estima-se, grosseiramente, em 100 bilhões –, temos aí 2,3 trilhões de biosferas no cosmos. E isso supondo que a possibilidade de a vida surgir seja tão pequena quanto a de ganharmos na Mega Sena. A maioria dos cientistas que estudam o assunto tende a crer que o surgimento de formas biológicas seja bem mais corriqueiro que isso. O objetivo deste livro é apresentar a busca pela vida fora da terra – talvez a mais intrigante e importante busca da história da humanidade – em todas as suas nuances.

ContatoContato, extraterrestres não é sinônimo de homenzinhos verdes desembarcando de um disco voador. É muito mais: sinais captados num radiotelescópio podem conter mensagens capazes de nos fazer repensar toda a nossa concepção da vida e do Universo. Esse é o ponto de partida de Carl Sagan, que, aliando as tensões da melhor literatura ao conhecimento científico mais avançado, compõe um romance que pode provocar em nós todas as reações – menos a indiferença. Em Contato, o que está em jogo é o mundo tal como o conhecemos. Como quem faz uma aposta, Sagan nos convida a uma viagem assustadoramente fascinante pelo buraco negro que é a inteligência humana.

  

Rubens:

O Universo Numa Casca de NozO Universo Numa Casca de Noz – “O universo numa casca de noz”, Stephen Hawking nos conduz às fronteiras últimas da física teórica para explicar, em linguagem acessível e com riqueza de imagens, os princípios que controlam o universo. A teoria da relatividade, a mecânica quântica, o princípio da incerteza, a teoria-M e as p-branas são definidos de forma bem-humorada e compõem o que o físico chama de Teoria de Tudo.

 

Pura PicaretagemPura Picaretagem, O poder da mente pode mesmo fazer com que coisas se concretizem? Pode aliviar males ou até mesmo curar problemas de saúde? É possível enriquecer ou se tornar famoso pensando positivo? Você certamente já ouviu alguém dizer sim a alguma dessas perguntas. Com as surpreendentes descobertas da Física Quântica, muitos ‘picaretas’ passaram a afirmar que ela justificaria diversos pressupostos esotéricos ou religiosos. Inúmeros livros começaram a circular com títulos como cura quântica, ativismo quântico, metafísica quântica ou coisas do tipo. Mas o que seria, realmente, a Física Quântica e que tipos de fenômenos ela poderia explicar? Isso é o que Daniel Bezerra e Carlos Orsi buscam responder neste livro. Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre a verdadeira Física Quântica e aprender a se proteger das mais criativas picaretagens. O quantum nos concedeu maravilhas científico-tecnológicas, mas cada um desses avanços foi resultado dos esforços de cientistas e engenheiros trabalhando com os pés firmemente fincados no ‘paradigma científico-materialista’, e não do poder de seus pensamentos.

 

Valesi:

Breve História de Quase TudoBreve História de Quase Tudo, ao constatar que ignorava o porquê dos oceanos serem salgados, o renomado escritor e cronista Bill Bryson percebeu, com certo desagrado, que tinha pouquíssimo conhecimento sobre o planeta em que vivia. A indagação o propeliu à tarefa épica de entender – e explicar – tudo o que sabemos sobre o mundo. Bryson parte da origem do universo e segue até os dias de hoje, tratando de assuntos relacionados à física, geologia, paleontologia e todas as outras disciplinas que considerava ‘maçantes’ na escola. Antítese do texto didático tradicional, sua prosa foge dos jargões técnicos sem nunca abrir mão da profundidade. A preocupação do autor está em entender como os cientistas realizam suas descobertas. Para compilar esta ‘Breve história de quase tudo’, Bryson consultou dezenas de obras e pesquisadores e montou o que pode ser considerado um guia de viagens pela ciência.

O Século dos CirurgiõesO Século dos Cirurgiões, o autor relata nesta obra, histórias e relatos, vivenciados por Henrique Estevão, seu avô ao qual tinha grande orgulho e admiração. A partir das histórias descritas no livro, é mostrado todo processo de surgimento da anestesia e sua contribuição para o progresso das cirurgias. Conta também a história do cirurgião MCDOWELL, um dos cirurgiões que Thorwald admirava muito e que o ajudou a se transformar em um cirurgião também, relatando sobre as experiências desse grande médico, e tomando-as como inspiração, apreciando ainda mais a profissão escolhida por ele, o desejo de ser médico cirurgião. em um episodio Thorwald conta a luta de Mcdowell para salvar a vida de uma enfermeira chamada Jane Crawford onde ele teve que arriscar sua carreira ao decidir ajudá-la em busca de retirar um tumor. Conseguindo retirar e passando a ser visto como um símbolo da era primitiva da ciência cirúrgica. Thorwald ainda citou o nomes de outros cirurgiões famosos da época como: John Collins Warren, professor de cirurgias, Felix também cirurgião, Jorge Hayward, professor de cirurgias clinica, Bunker Heel, e também fala do inicio de sua carreia como cirurgião desde de quando era estagiário até o dia em que se tornou médico cirurgião.

 

Will:

Biologia, ciência únicaBiologia, ciência única, reúne doze ensaios de Ernst Mayr compilados para comemorar seu aniversário de cem anos. Com um maravilhoso prefácio de Dráuzio Varella e com um ‘bônus’ de 2 ensaios finais sobre a Origem dos Seres Humanos e a Busca por Vida Extraterrestre. Em seus textos, ‘o Darwin do século XX’ reforça a idéia de que a biologia deve ser encarada como uma ciência autônoma, e oferece lampejos sobre a história do pensamento evolucionista, critica as contribuições da filosofia para a ciência da biologia e comenta várias das principais questões correntes na teoria evolutiva. O biólogo também reafirma a validade da teoria da evolução de Darwin e explica que ela é composta de cinco teorias separadas, cada uma com sua própria história, trajetória e impacto. Um dos responsáveis pela chamada moderna síntese evolucionista, Ernst Mayr fez parte do movimento acadêmico que juntou a teoria da seleção natural de Darwin com a genética e a ecologia, dando origem à teoria da evolução tal como está hoje estabelecida. ‘Este livro é uma declaração de amor à biologia.’ – Drauzio Varella, ‘Um escritor de extraordinária imaginação e clareza.’ – Stephen Jay Gould.

 

Qual a expectativa antes de ler o livro?

Ouçam!!!

Por quê você escolheu este livro?

Ouçam!!!

Bônus:

  1. Vida – O Mistério da Sua Origem e Natureza, autor Francis Crick, editora Gradiva, 01ª Edição, 196 páginas, 2000;
  2. O Relojoeiro Cego, autor Richard Dawkins, editora Companhia das Letras, 01ª Edição, 496, páginas, 2001;
  3. O Mundo Assombrado Pelos Demônios, autor Carl Sagan, editora Companhia do Bolso, 512 páginas, 2006;
  4. Snake Oil and Other Preoccupations;

[1]: As sinopses usadas nestes post foram extraídas dos sites das respectivas livrarias dos quais os podcasters compraram os livros ou os indicaram para compra.

<

p style=”text-align: justify;”>Músicas do episódio (Creative Commons – Jamendo)

The Dust Bowl – Diamond Eyes

Pierre Wohl – Rock Instrumental

Cabaret Sauvage – Cabaret Sauvage

Starfish Stories – Free Rock Instrumental

Rendezvous Park – Down part II

Jason Pfaff – Movin Blues

Guy Berrier – Doubleface

Jim Guittard – Blues Instrumental

Convey – Colorblind

Print

Rubens Gomes Passos Netto

Netto, popularmente conhecido entre os imigrantes Guaxupeanos treteiros que tocam a zueira no pequeno município de São Paulo, gosta de comprar livros, mais do que até ler estes que já adormecem em suas estantes, ler os livros é algo em que ele acredita não ser necessário depois que os compra, já semeava a discórdia ao aceitar o rótulo de “nerd”, quando em terras tropicais, tal rotulo era algo, um tanto, pejorativo, o que julgava ser maravilhoso, apaixonado por Fórmula 1 e por teorias que não levam a humanidade a lugar algum, salvo se for ao La Chollita.

3 comentários em “5ª Tiragem – Episódio de Listas – Literatura Científica

  • 18 de novembro de 2015 em 16:51
    Permalink

    Congratulations!!!!!!! Mais uma vez vocês nos abrilhantaram com um tópico que para muitos poderia ser chato, mas conseguiram de forma dinâmica e entusiasmada nos colocar em um mundo que seria somente para “cientistas”, transformando o assunto para qualquer leigo saborear, deixando uma grande vontade de ler e aprender, principalmente sobre medicina.
    Ps: espero que a próxima listagem seja sobre os grandes autores de livros jurídicos.

  • 21 de novembro de 2015 em 20:31
    Permalink

    Quando o Mateus falou o pequeno spoiler de contato veio a memória lá dos porões da cabeça: eu vi esse filme. Corri para o IMDB é descubro que a atriz que fez a Ellie criança faz aniversário hoje 🙂 É bom não lembrar muito dos detalhes porque vou atrás do livro.

    O único livro de divulgação científica que li foi A Dança do Universo. É um segmento muito necessário na nossa sociedade. Não que todos tenham que virar cientistas, mas um pouco de ciência na nossa cultura geral faz bem.

  • 22 de novembro de 2015 em 07:32
    Permalink

    “As pessoas presumem que o tempo é uma rígida progressão de causa pra efeito, mas na verdade, de um ponto de vista não-linear e não-relativo, ele é mais como uma grande bola de um barato muito doido de espaço-tempo… coisado.”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: